quinta-feira, 23 de abril de 2009

GARIMPO CAPÚ NA INTERNET

ESSA MATÉRIA SAIU NO SITE OVERMUNDO EM 13/07/2007 COM O TITULO:
Que panorama é esse?
Assinado por Rosiane Farias.


Semana do Rock discute a cena do rock pop colocando no caldeirão música, literatura e cinema
A idéia é colocar no caldeirão música, literatura, cinema e lançar o debate sobre o rock pop no Novo Milênio. Que panorama é esse? Para saber sobre tudo isso e muito mais vem aí a Semana do Rock. O evento que vai de 10 a 15 de julho traz um pacote diverso com shows, debates, lançamento de livro e exibição de filmes. A programação acontece nos espaços Theatro Hélio Melo, Atlético Clube Juventus e Concha Acústica.
A Semana reúne em Rio Branco os dinossauros do rock acreano e as bandas emergentes, que começam a escrever mais uma página desse processo. No caldo não poderia faltar nomes do rock nacional como Dado Villa-Lobos (ex-Legião Urbana), Mário Linhares ex-Dark Avenger e atual vocalista da banda Harllequin. Dado faz show com a banda acreana Los Porongas e os convidados Camundogs e Nicles e Linhares abre o Intermunicipal Rock com a participação de dez bandas locais: Fire Angel, Soldier, Metal Live, Nova Banda, Blush Azul, Escalpo, Nicles, Dream Healer, Silver Cry e Filomedusa.
O show Tributo aos Dinossauros do Rock Acreano abre o evento no Ninho da Águia (Atlético Clube Juventus) na terça-feira (10) a partir das 20 horas. Heloy de Castro, Pia Villa e o grupo Capú comandam o palco. Cada um dos ‘dinos’ recebe convidados. A banda Silver Cry saúda Helloy de Castro, Fire Angel Pia Villa e a banda Dream Healer o grupo Capu.
A Semana é uma realização do coletivo formado pelo governo do Estado, por meio da Fundação Elias Mansour e Secretaria de Turismo Lazer e Esporte, Prefeitura de Rio Branco através da Fundação Garibaldi Brasil e o gabinete do vereador Márcio Batista, e apoio da Amupac e Sempre um Papo.
O Rock é mundialmente celebrado no dia 13 de julho. Segundo o vereador Márcio Batista a proposta é fazer uma programação para expor o trabalho das bandas locais.
“A idéia é comemorar a data histórica em homenagem ao rock movimento universal. Aqui no Acre esse movimento vem se enraizando e tomando forma. Bandas locais começam a se projetar nacionalmente. A proposta é fazer uma programação para expor o trabalho das bandas locais emergentes”, diz Márcio Batista.
Para o presidente da Fundação Elias Mansour Daniel Zen existe uma diversidade e contraste nas programações que estão sendo providas no Estado que surtem um efeito de fortalecer o coletivo.
“O evento faz parte da Programação de Verão do governo do Estado, que começou com o 9º Arraial Cultural. Um revitaliza as tradições, e ao mesmo tempo, a Semana do Rock evidencia os movimentos urbanos. Isso demonstra a diversidade da cultura acreana”. Ele analisa que o rock acreano vive um momento de projeção nacional, inclusive com destaque nos veículos de comunicação. “A movimentação da música independente no Estado nos permite a realização de eventos desse porte, com bandas locais e nacionais com uma repercussão arrojada”.
Marcos Vinicius (FGB) analisa a cena do rock no Acre como o resultado de um processo que teve seu boom na década de 80 com o Festival do Amapá que reunia uma multidão à beira do Rio Acre.
“Pia Villa, Helloy de Castro, Grupo Capu e tanto outros caras ajudaram a construir essa cena. A Semana do Rock”.

Observação de Clenilson: A organização do evento contou com um pessoal de peso. Com certeza, esse ano vamos ter mais uma semana do ROCK. Há não ser que a intenção de realizar o evento, seja mais uma daquelas equivocadas intenções institucionais, onde o institucional serve apenas de trampolim para meia duzia de "almas caridosas" que estão a meio passo dos portais do infernos de suas antropofagicas promoções nativas sonoras canibalescas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário